As três atitudes
  • Por Jonathan Gottfridsson  (jonagott@gmail.com)

    FONTE: http://www.igrejaempoa.com.br/edificacao/1216/

    Os capítulos 8 e 9 do livro de Atos nos apresentam a história de dois homens bem diferentes: Filipe e Ananias. Filipe tinha um ministério bem conhecido entre os irmãos de Jerusalém. A bíblia nos conta que ele “era um evangelista”, homem que servia e cooperava junto aos apóstolos. Sobre Ananias somente sabemos que ele era “um discípulo que vivia em Damasco”. No capítulo 8 lemos que enquanto Filipe estava em Samaria as “multidões atendiam unânimes ao seu chamado; os coxos andavam, os possessos eram libertos”. Enfim, um avivamento estava acontecendo naquela cidade e Filipe era a principal ferramenta do Senhor para que este precioso fato acontecesse! Mas este varão era atento a voz de Deus, mesmo em meio ao turbilhão da multidão Filipe ouviu ao chamado que dizia “dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se encontra deserto” (Atos 8:26). Creio que este chamado deve ter soado mais ou menos como: “saia do meio do avivamento, e vá para um lugar onde não tem ninguém”. Estranho, não? Abandonar uma cidade em pleno avivamento e ir para um lugar deserto? “Será que estou ouvindo bem?”. Este chamado exigiu fé para partir a um lugar desconhecido sem saber o que esperar. Mas Filipe se dispôs e obedeceu! Chegando nesta estrada Filipe foi usado por Deus para trazer clareza a um Eunuco que então compreendeu as escrituras e na seqüência foi batizado. Não temos registros bíblicos sobre o desenrolar da vida do Eunuco, porém sabemos que esta era a vontade soberana de Deus(1). Tendo terminado a missão, Filipe foi transladado do deserto…

    Partimos para o capítulo 9 onde vemos o chamado de Ananias. Este irmão também estava atento, porém ouviu a voz Deus no seu secreto, diferentemente de Filipe. Deus chamou: “Ananias”. Ele respondeu “eis-me aqui, Senhor”. Atento e disponível! Na seqüência Deus disse: “dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando” (Atos 9:11). Pensamento natural: “Saulo de Tarso? É isso mesmo Senhor?”. Provavelmente a notícia da conversão de Saulo ainda não tinha sido divulgada, logo a última informação que Ananias tinha a respeito de Saulo era de que este era um dos líderes da perseguição aos cristãos. Penso que este chamado poderia soar mais ou menos como: “Ananias, vá na calada da noite encontrar Saulo, o serial killer de discípulos… E acredite, ele não somente estará orando como já se tornou teu irmão”. Este chamado exigiu fé para partir a um lugar conhecido sabendo exatamente o que esperar. Mas Ananias se dispôs e obedeceu! Nunca mais lemos na bíblia a respeito de Ananias, porém passamos praticamente o restante do novo testamento lendo sobre o que Deus fez através de “Paulo de Tarso”…
    O que havia em comum entre Filipe e Ananias? Homens com perfis tão diferentes; chamados diferentes. Observamos que ambos eram varões atentos a voz de Deus, dispostos a cumprir a vontade do Pai e obedientes. Homens com uma vontade rendida! Com relação a estes três aspectos, normalmente falhamos no obedecer. Usemos para ilustrar isso o exemplo de Jonas. Homem atento e sensível a voz de Deus, Jonas ouviu o chamado e se dispôs, “mas para fugir” (Jonas 1:3). Inicialmente Jonas resistiu e não obedeceu ao chamado de ir a Nínive. Mais tarde, quando já arrependido, Jonas obedeceu a este chamado e através desse servo Deus realizou um fato histórico nunca antes repetido. A pregação de Jonas foi a mais eficaz de todos os tempos! Toda a cidade de Nínive se arrependeu (mais de 120 mil pessoas), e até os animais jejuaram…

    Cabe ressaltar que estas histórias nos apresentam chamados específicos, para missões específicas. Porém, existe no mínimo um chamado comum a todos os santos: Mateus 28: 18-20. Se você leu este texto e se viu mais como Filipe ou Ananias, então persevere meu querido irmão. Glórias a Deus pelo que o Senhor está fazendo através da sua vida! Porém, se lemos este texto e vemos que, muitas vezes, temos a mesma atitude inicial que Jonas teve, lembremos que em Cristo ainda há esperança! Existe um Deus misericordioso que sabe que somos pó. Busque com urgência um arrependimento prático, pois existem “Eunucos, Saulos e talvez até Nínives” que precisam de ti. Que o Pai possa encontrar em nós um espírito atento, um coração disposto e uma atitude obediente, da mesma forma como Ele prontamente encontrou em Filipe e Ananias(2).

    1 Irineu, um dos pais da igreja primitiva, relata em seus escritos que este eunuco se tornou dedicado missionário entre os etíopes (comentário da bíblia King James).

    2 Além destes três exemplos, a bíblia é repleta de outros modelos de homens que disseram “sim” ao chamado divino “dispõe-te, e vai”: Josué (Js 7:13); Baraque
    (Jz 4:14); Davi (I Sm 23:4); Elias (II Rs 1:3); Jeremias (Jr 1:17); Ezequiel (Ez 38:7); José (Mt 2:20); João (Ap 11:1).


    4 janeiro 2013 | CAC | Comentários desativados | Tags:

Sobre o Autor

CAC

Comments are closed.